Portal da Cidade Assis Chateaubriand

Natal

Concerto inédito e celebração abrem Natal Iluminado no Santuário de Aparecida

Concerto inédito une Orquestra de Aparecida e os sinos do Campanário

Postado em 03/12/2018 às 14:16 |

Natal no Santuário (Foto: Santuário Nacional)

Santuário Nacional - Por Victor Hugo Barros


Para abrir oficialmente as atividades do Natal Iluminado no Santuário Nacional , a Orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) foi realizado neste sábado (1º) um concerto junto aos sinos do Campanário da Basílica de Aparecida. Durante a apresentação, que começa às 19h no Jardim Norte da Basílica, os sinos e os instrumentos se alternarão na melodia das nove músicas que serão executadas por cerca de uma hora.


No repertório do concerto estão presentes clássicos natalinos como Noite Feliz e Adeste Fidelis. Outras músicas menos conhecidas, como a canção ucraniana "Canto dos Sinos", também vão embalar a primeira noite de dezembro.


A apresentação é a primeira atividade da extensa programação do Natal Iluminado e será repetida no dia 22 às 21h. Ainda no sábado, às 20h, aconteceu a missa de abertura do projeto no Altar Central da Basílica.  A celebração dá início também ao tempo do Advento, período litúrgico de preparação para as comemorações do Nascimento de Jesus.


"Mais de cem músicas foram desenvolvidas pelo PEMSA em conjunto com o Campanário desde a inauguração dele, há dois anos. Este ano surgiu a ideia de realizar uma apresentação da orquestra junto com os sinos e não haveria ocasião melhor do que na abertura e no encerramento do Natal Iluminado", explica a gerente do Núcleo de Eventos do Santuário, Aline Costa.


Após a Eucaristia, acontece a bênção do presépio e da decoração natalina do Jardim Norte. Neste momento, 350 mil lâmpadas serão acionadas, iluminando a praça externa da Basílica. Encerrando os eventos de sábado, uma queima de fogos vai colorir o céu de Aparecida, anunciando que o Natal está próximo.


A data marca o primeiro dia de uma série de atividades que acontecem ao longo de todo o mês até o dia 25 de dezembro. Até lá, todos os fins de semana, na área do presépio, apresentações musicais do PEMSAembalam os devotos ao som de clássicos natalinos. A atividade é gratuita e acontece de 02 a 16 de dezembro. Aos sábados, as exibições começam após a missa das 18h. Já aos domingos, o Projeto se apresenta no fim da missa das 8h.

Fonte:

Deixe seu comentário